No Brasil, a Fortescue pretende desenvolver um projeto de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará. O projeto terá uma capacidade de produção de 837 toneladas de hidrogênio verde por dia (tpd) e contribuirá para as ambições de descarbonização do Brasil e do mundo.
O hidrogênio verde poderá ser um vetor para a neoindustrialização verde brasileira, funcionando como base para uma nova estrutura de produção, que também incluirá segmentos como mineração e aço verde, e-combustíveis e fertilizantes, entre outros.
A Planta de Hidrogênio Verde da Fortescue no Ceará é um projeto para a geração de hidrogênio verde e outros produtos verdes no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Ceará.
Este projeto será alimentado por Acordos de Compra de Energia Renovável (PPAs) para produzir hidrogênio e outros produtos verdes.
O projeto da Fortescue está em fase de pré-viabilidade. Em 2023, a empresa submeteu o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), para obtenção da Licença Prévia (LP).
A Fortescue realizou uma audiência pública com comunidades e outros interlocutores para apresentar o EIA do projeto. A audiência foi bem recebida, como resultado do engajamento prévio com os atores interessados.
Recentemente, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou o EIA e concedeu a Licença Prévia, o que representa um marco importante para o desenvolvimento do projeto. A próxima etapa é a elaboração e apresentação dos Programas Básicos Ambientais (PBA) às autoridades, fundamentais para a obtenção da Licença de Instalação (LI).
Para obter mais informações sobre o Projeto Pecém, entre em contato conosco:
Comunidades: falacomunidade@fortescue.com.au
Imprensa: ffiprensalatam@fortescue.com
Compras: procurementffilatam@fortescue.com